A ferramenta SiTU (Sistema de Inteligência Turística) , da Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), que reúne em uma única plataforma dados relacionados ao setor do Estado, foi apresentada nesta quinta-feira (21) na 5° edição do Smart City Expo Curitiba. O evento segue até esta sexta (22) com atividades que buscam promover inovação urbana e cidades inteligentes.
Os indicadores envolvem geração de empregos, abertura de empresas e fluxo aéreo em aeroportos estaduais. A plataforma foi apresentada pela turismóloga Sarah Minasi. Para ela, a divulgação do SiTU é importante, sobretudo em eventos que tratam de inovação como o Smart City Expo e a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI). “O sistema é abrangente e está em constante atualização. Ele ajuda na gestão do turismo, tanto em esferas públicas e privadas. Por isso, está bem alinhado com os objetivos do evento”, disse.
Everton Goursand, coordenador de Programas e Projetos de Transformação Digital da Secretaria Nacional de Ciência, Tecnologia e Transformação Digital, visitou a feira e disse que não que conhece outro site que tenha o mesmo foco. “Achei muito boa a plataforma e a proposta do Governo do Paraná de reunir dados de diversas fontes para ajudar outros órgãos e entidades a melhorar e buscar a eficiência em seus serviços, visando que a jornada do turista seja a melhor possível”, afirmou.
O arquiteto e urbanista Raphael Medeiros também gostou da ferramenta. Ele trabalha na Mitra Sistemas do Grupo Vallet, localizada na cidade de Araraquara (São Paulo). "Outros órgãos estaduais e municipais podem se espelhar nesse sistema da Secretaria do Turismo, pois o setor, em geral, é carente de dados como os que foram apresentados aos participantes da Smart City", disse. “É uma ideia que eu vou levar para os meus diretores. Achei o site muito bem estruturado, com dados coletados de diversas fontes oficiais e sempre atualizados”.
TURISMO NA SMART CITY– No estande do Governo do Estado, também é possível experimentar uma aventura virtual pelas praias de água doce da região de Porto Rico, no Noroeste do Estado. Por meio de um óculos de realidade aumentada, os visitantes fazem um mergulho nas águas do Rio Paraná e observam a fauna e a flora subaquáticas do local.
Alessandro Miranda, diretor da Instância de Governança Regional (IGR) Encontro das Águas e Biomas, disse que a imersão ajuda a divulgar os atrativos da região. “Com o uso dessa tecnologia, nós conseguimos levar o mergulho, que não é uma atividade tão fácil, para outras regiões e estados. Assim o pessoal pode conhecer um pouco mais do Paraná”, disse.
Vinda da Província de Corrientes (Argentina) para participar do Smart City Expo, Fernanda Esmay experimentou os óculos e ficou surpresa com o cenário. “A experiência multissensorial é fantástica e muito real. Com as imagens 360° parece que você realmente está no local. Pensei que as imagens eram feitas no Litoral. Agora fiquei com vontade de conhecer essa praia diferente”, comentou.