A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) recolheu 867,5kg de material reciclável no período de novembro de 2023 a fevereiro de 2024, de acordo com relatório.
Desde 2022, a Funceme assumiu compromisso de redução na utilização de papéis e institucionalizou a coleta seletiva, atendendo ao Decreto Estadual nº32981/2019 que institui a Coleta Seletiva Solidária no âmbito da Administração Pública Estadual e gerencia seus resíduos.
A Associação de Catadores e Catadoras de Material Reciclável Raio de Sol, responsável pela coleta na fundação, envia relatórios regularmente com os valores da quantidade de materiais coletados. No último recebido, foram descritos papelão (200kg), papel branco (302,5kg), plástico (15kg) e metais (350kg), totalizando 867,5 kg em quatro meses.
Dentro da instituição é possível realizar o descarte nas lixeiras seletivas e a descrição do material que pode ser descartado está sinalizado nos flanelógrafos. Além disso, sempre que pertinente, é avisado e criada uma estrutura adequada para descarte de objetos maiores.