Foto: Roberto Zacarias / SECOM
Neste final de semana começou a 10ª Vindima de Altitude de Santa Catarina em São Joaquim. O tradicional evento anual é um momento de celebração à colheita da uva na região. A vindima é realizada nos fins de semana de 1º a 3 e de 8 a 10 de março, no pavilhão principal do Parque da Maçã.
Além das tradicionais degustações de vinhos finos de altitude, os visitantes poderão explorar a gastronomia local, mergulhar em uma programação cultural diversificada e se envolver com apresentações musicais envolventes. É a combinação perfeita de sabores, aromas e expressões artísticas para celebrar a tradição vitivinícola da região.
“Esse é um evento de extrema importância para o enoturismo de Santa Catarina e para a Serra. Sob orientação do governador Jorginho Mello a Estação Inverno fazendo com que a gestão pública mostre para o mercado o quanto o inverno é importante como produto turístico. E esses eventos são a oportunidade de dar visibilidade para a produção de vinhos e outros atrativos da região. Somos parceiros dessa grande celebração que é a vindima”, destacou o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva.
O evento reúne visitantes de todo o Brasil e conta com uma programação especial para receber os turistas. São sunsets, passeios de bike, piqueniques, degustações, jantares harmonizados e atrações artísticas nas vinícolas. Além disso, a Associação Vinhos de Altitude realiza o Festival Vindima de Altitude. Os visitantes tem a oportunidade de aproveitar o melhor do enoturismo catarinense degustando os melhores rótulos dos vinhos de altitude.
“A Vindima de Altitude é o momento de colher e reservar os melhores frutos para elaborar os rótulos do ano. É também a oportunidade para que visitantes e turistas vivenciem a rotina da produção dos vinhos. Estamos ansiosos para compartilhar com as pessoas esta etapa tão importante no contexto da produção do vinho. Uma experiência diferente que reúne amantes do vinho e famílias inteiras em torno de uma atividade de lazer diferente e especial”, revela o presidente da Associação Vinhos de Altitude – Produtores e Associados, Diego Censi.
Quem visitar e aproveitar a programação da Vindima de Altitude de Santa Catarina 2024 vai ter a oportunidade de degustar e quem sabe até levar para casa rótulos com Selo de Indicação de Procedência Geográfica (IP), que conferem a alguns tipos de vinhos como rosés, tintos, brancos e espumantes qualidade única e características do seu local de origem.