Justiça Conscientização
Secretaria da Mulher promove ação Zona Segura no Mercado do Bosque
Por Isabelle Figueiredo “Esclarecimentos proveitosos e necessários para nós, que trabalhamos neste estabelecimento que fica aberto 24 horas”, decla...
28/02/2024 16h51
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Acre

Por Isabelle Figueiredo

“Esclarecimentos proveitosos e necessários para nós, que trabalhamos neste estabelecimento que fica aberto 24 horas”, declarou a funcionária de joalheria do Mercado do Bosque, Sirley Rodrigues. O espaço, que é um dos locais mais tradicionais de Rio Branco, recebeu nesta terça-feira, 27, a equipe da Secretaria do Estado da Mulher (Semulher) em mais uma ação da Zona Segura.

“Temos uma equipe multidisciplinar que trabalha para atender mulheres e esclarecer sobre a violência de gênero”, diz Vanessa Rossella, assessora jurídica da Semulher. Foto: Franklin Lima/Semulher

A assessora jurídica da Semulher, Vanessa Rossella, esclareceu a função da pasta no enfrentamento à violência. “Nosso Estado tem uma secretaria para combater o feminicídio. Por isso, temos uma equipe multidisciplinar que trabalha para atender mulheres e esclarecer sobre a violência de gênero.”

O comerciante de um quiosque de gelados, Valdinei Soares, disse que a ação é necessária principalmente para que os funcionários do Mercado do Bosque saibam o que fazer caso presenciem situações de violência. “Eu não costumo ver nenhuma cena de violência porque não trabalho pela noite, mas quando chego no meu horário de trabalho, às vezes acontece de ouvir algumas histórias, de gente que chega alterado da festa. Por isso, a ação da Semulher é importante, para quem vir a situação saber o que fazer”, afirmou.

A ação é uma atividade de conscientização sobre a Lei Estadual n° 4.120, denominada Zona Segura, que estabelece espaços seguros e livres da violência para as mulheres do estado. Foto: Franklin Lima/Semulher

A ação é uma atividade de conscientização sobre a Lei Estadual n° 4.120, denominada Zona Segura, que estabelece espaços seguros e livres da violência para as mulheres do estado. Além de promover esclarecimentos quanto ao assunto, a Semulher afixou o cartaz do selo Zona Segura, propagando os canais de atendimento às mulheres vítimas de violência e informando que aquele espaço é um local de segurança e acolhimento às mulheres.

Como participar?

As qualificações do selo Zona Segura são realizadas mensalmente – com inscrições realizadas ao longo da primeira semana de cada mês – por meio de palestras de conscientização ministradas de forma híbrida pela Semulher. Após a conclusão, a pasta tem o prazo de 30 dias para emitir o certificado.

Para participar, sócios e/ou representantes legais de espaços destinados à diversão e ao lazer devem enviar e-mail para o endereço eletrônico sec.mulheresac@gmail.com ou comparecer à sede da pasta, localizada na Travessa João XXIII, nº 1137, Bairro Village, ao lado do CNA.

No momento da inscrição são necessários o ato constitutivo da empresa, documentos pessoais dos sócios e o cartão do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNJP).