As belezas brasileiras merecem ser conhecidas por todos! Com o objetivo de tornar possível e ampliar o acesso igualitário ao lazer e turismo brasileiros, o Ministério do Turismo atualizou um guia que traz dicas importantes para atender bem pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A publicação “Dicas para atender bem turistas com deficiência” é voltada ao profissional que atua no setor e está disponível de forma on-line, com formato que permite o acesso adequado por meio de smartphones, tablets ou por desktop.
Aponte a câmera para o QR Code ou clique AQUI para acessara cartilha no Portal do MTur.
A publicação é fruto de uma parceria com o Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e foi lançada pela primeira vez em 2016. O novo guia traz um desenho mais atual dos conceitos básicos sobre acessibilidade, desenho universal, exemplos de deficiência e dicas de como proporcionar uma experiência turista ainda mais prazerosa para este público.
A atualização do Guia traz um olhar cuidadoso sobre expressões que já não são usadas e que podem gerar preconceitos com relação à capacidade corporal e intelectual da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, provocando o que chamamos de “capacitismo”, um ato inaceitável e que deve ser combatido por todos.
Outra mudança diz respeito ao formato. Com o avanço do acesso às tecnologias, o Ministério apostou em um guia online, com foco no acesso via celular, tablet e desktop. O objetivo é que as informações facilitem o atendimento desse importante público, que a cada ano tem se tornado turista em potencial.
“O mundo não é o mesmo de sete anos atrás, principalmente no que diz respeito à inclusão social, e o turismo não pode ficar lá atrás. Esse Guia atualizado ajuda o profissional a conhecer as necessidades para oferecer uma experiência ainda mais prazerosa para esses turistas. Investir em acessibilidade é investir no turismo do futuro”, afirmou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
OUTROS GUIAS- O Ministério do Turismo também está atualizando outras duas publicações para qualificar o atendimento a pessoas idosas e ao público LGBTQIA+, que serão lançados nos próximos dias. As cartilhas trazem informações valiosas sobre as especificidades de cada viajante, oferecendo auxílio e atendimento adequados e, desta forma, ampliando, as experiências dos turistas no Brasil.
PRIORIDADE- Tornar o turismo mais acessível e inclusivo é uma das metas prioritárias do plano de gestão da ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Dividido em cinco eixos de atuação - diálogo; sustentabilidade e mudanças climáticas; carnaval; estruturação de destinos; e passagens aérea - o plano traz projetos que buscam reestruturar e fortalecer a atividade turística no país.
Mín. 18° Máx. 26°