Agentes de viagens de Salvador participaram, na última sexta-feira (31), de uma capacitação para a venda do produto turístico Estrada do Chocolate, na Costa do Cacau, durante a Feira Origem Week, que aconteceu no Centro de Convenções até domingo (2). O curso teve o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com o objetivo de transmitir informações atualizadas e conteúdos sobre o roteiro por fazendas de cacau e fábricas de chocolate, entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca, visando estimular a organização de passeios para a região.
“Conseguimos sentir a realidade da rota da Estrada do Chocolate, através de imagens, do cheiro e paladar, porque a feira oferece a degustação de vários produtos derivados do cacau. Assim, conhecemos o atrativo com mais profundidade para apresentá-lo aos clientes”, relatou o agente Anderson Gomes, da San José Tour.
O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze, destacou que “eventos como esse ajudam na venda de pacotes para a visita às fazendas do sul da Bahia, que estão bem estruturadas e disponibilizam uma série de curiosidades sobre a história da região e a cultura cacaueira”.
A Origem Week oferece produtos gourmet e da agricultura familiar das 13 zonas turísticas da Bahia, de origem animal e vegetal, além de artesanato e manifestações culturais. Licores, vinhos, geleias, queijos, chocolates e cafés são alguns dos itens em exposição. Cozinha show, espaço kids, palestras e rodadas de negócios completam a programação. O evento gratuito teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Setur-BA e das secretarias da Agricultura (Seagri), do Desenvolvimento Econômico (SDE), Desenvolvimento Rural (SDR), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Meio Ambiente (Sema). A entrada foi liberada com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado à campanha “Bahia Sem Fome”.
No estande da Setur-BA, os visitantes conheceram os atrativos turísticos do estado, com ênfase na Costa do Cacau, recebem fitinhas do Senhor do Bonfim e curtem um trio de forró, como parte das ações de divulgação do São João da Bahia. “Essa mistura do cacau, chocolate, religião e festa junina só existe na Bahia. A feira é uma vitrine diferenciada e contribui na atração de novos empreendimentos turísticos para o estado”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“A parceria com o governo baiano fez a diferença. O evento superou todas as expectativas, com mais de 250 produtos em exposição e público esperado, entre 15 mil e 20 mil pessoas. O principal não é a comercialização, durante a feira, e sim os negócios que são realizados, depois. É um universo de possibilidades, com bons resultados para os produtores e grande alcance no turismo”, explicou o organizador da Origem Week, Marco Lessa.
Fonte: Ascom/Setur
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