A segurança doCarnaval da Família, que vai ser realizado no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco, a partir do dia 9 de fevereiro, foi tema de reunião no Ministério Público do Acre (MPAC) nesta quinta-feira, 1°. O objetivo foi alinhar as estratégias de segurança durante os dias de evento, que começa às 18h e se estende até 1h.
Rodrigo Curti, titular da promotoria especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, presidiu a reunião que contou com os órgãos da Segurança do Estado para que fossem expostos os planos de segurança.
A coronel da Polícia Militar do Acre, Marta Renata, destacou que o plano de operação já foi finalizado e agora os batalhões de cada cidade estão montando as estratégias específicas.
“Temos a ordem de operação e cada batalhão faz sua ordem de serviço. Ainda vamos ter uma reunião com associação de moradores para apurar todas as tratativas”, disse.
Francisca Fragoso dos Santos, capitã do Corpo de Bombeiros, destacou que o plano de segurança está pronto para atender todo o estado.
“Antes mesmo da elaboração, a gente sentou com os responsáveis, fizemos algumas exigências específicas por ser na gameleira e passar informações quanto a recomendações. Estamos alinhados, faltando apenas os ajustes finais”, pontuou.
O diretor operacional da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), Marcos Frank, destacou que o efetivo deve atender tanto o evento do governo do Estado, como também o da prefeitura.
“Nossa intenção é atender esses dois eventos de grande envergadura. O que temos conversado são as estratégias dentro das soluções mais viáveis”, disse.
Na ocasião, a secretária de Comunicação do Estado, Nayara Lessa, apresentou o plano de comunicação para o evento, com a identidade visual e reforçou que este ano, assim como no ano passado, terá pulseiras de identificação para menores, com o nome do responsável e o contato.
Além disso, a equipe da organização e apoio estarão devidamente identificados. “As equipes todas estarão identificadas. Teremos também pulseiras de identificação para as crianças. Elas serão preenchidas com o nome e contato dos responsáveis”, destacou a secretária.
A Comunicação também vai produzir material educativo, tanto em vídeo, como físico para ser distribuído durante o evento. Os vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação (Secom) também serão replicados pelos órgãos públicos envolvidos no evento.
A juíza de direito Isabelle Sacramento destacou que a permanência dos menores, a partir dos 12 anos, deve ser acompanhada dos pais, de acordo com a Portaria n° 4/2023, que estabelece as normas em qualquer tipo de evento.
“Assim como fizemos na Expoacre, os agentes de proteção e as autoridades públicas farão a fiscalização em todos os dias de evento, inclusive na entrada. São regras simples e que foram públicas desde a época da Expoacre”, destacou.