O Ceará participa do Camping Escolar Paralímpico, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até o dia 4 de fevereiro, com representatividade de jovens e técnicos cearenses.
“Essa oportunidade de vivenciar os treinos no centro de treinamento é fruto do desempenho dos jovens nos Jogos Escolares, nosso estado está presente e os atletas estão desfrutando dessa experiência”, disse o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.
A iniciativa tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento.
A programação do Camping inclui treinos físicos e técnicos, com a mesma estrutura utilizada por atletas profissionais, bem como palestras sobre diversos temas que envolvem o esporte, tais como: nutrição e enfermagem, Atleta Cidadão e Bolsa Atleta, comunicação e saúde, entre outros.
Participam atletas de 10 modalidades oriundos de 22 estados e do DF (as exceções são Acre, Alagoas, Bahia e Piauí): atletismo (31), badminton (16), basquete em cadeira de rodas (7), bocha (12), futebol para paralisados cerebrais (16), halterofilismo (10), natação (30), tênis de mesa (12), tênis em cadeira de rodas (6) e vôlei sentado (12). Além deles, 26 treinadores e auxiliares também participa das atividades.
Badminton – Carlos Wendel Queiroz de Oliveira
Tênis de mesa – Samuel Teixeira Brito
Vôlei sentado – Lucas Benjamin Mendes Figueiredo de Almeida
Leonardo Hermenegildo de Assis da Silva (Voleibol sentado) e Ederson Nascimento de Oliveira (Natação).