Sábado (27) e domingo (28), o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, recebe algumas das partidas finais do Campeonato Baiano de Basquete Adulto e Base Masculino e Feminino 2023. Ao todo, nove partidas movimentam o equipamento esportivo a partir das 9h30 e seguem ao longo da manhã e tarde em ambos os dias.
No sábado, a programação inicia com a disputa do 3º lugar entre FSA R12 Basquete e o EC Vitória/IEM e a grande final do CEPE Ivan versus o GCBCAP na categoria sub-16 masculina. A partir das 13h30, é a vez das semifinais da classe masculina sub-23, com as partidas de GCBCAP x LBLF e Fênix Bahia x EC Vitória/IEM.
O domingo segue com mais duas finais. Às 9h30, O IEM e o Girls Evolutions duelam pela categoria sub-16 feminina. Logo depois, a rodada segue com a disputa do 3º lugar do EC Vitória/IEM contra o E. Basquete ASBAC e a outra final do GCBCAP x CEPE Ivan, ambas na categoria sub-18 masculino. Encerrando a programação, os duelos da categoria adulto masculino serão realizadas: EC Vitória x UFBA; Camaçari Basquete x LBLF.
Os últimos confrontos completam o certame estadual no primeiro sábado de fevereiro (3/02), também no Ginásio de Cajazeiras, com os vencedores das semifinais das categorias adulto e sub-23 masculino na final e os perdedores na disputa do 3º lugar. O evento é realizado pela Federação Bahiana Basketball (FBB), com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), órgão que administra a praça esportiva.
Jacobina– Além do zonal da Região Metropolitana de Salvador, a cidade de Jacobina, no interior do estado sedia o Campeonato Baiano de Basquete com times da região nas categorias masculinas adulto (Jacobina, Piritiba, Capim Grosso e Ibitita), sub-23 (Jacobina, Ibitita e Queimadas) e sub-16 (Jacobina e Capim Grosso). Os times jogam em grupo único todos contra todos no sábado, 27, entre as 11h e as 21h30, e no domingo, 28, das 9h às 17h30, no Ginásio Municipal da cidade.
Centro de Boxe– Também em um equipamento administrado pela Sudesb – o Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no Largo de Roma – ocorre a 18ª edição do tradicional Demofight no sábado, 27, às 17h. Organizado pela Federação Baiana de Jiu Jitsu e MMA (FBJJMMA), o evento de MMA vai contar com 15 lutas ao todo. Dentre elas, está a luta de exibição focada na inclusão, com um duelo entre o lutador baiano do UFC Jailton Malhadinho e o atleta do MMA diagnosticado com Síndrome de Down, Álvaro Borges.
Fonte: Ascom Sudesb