O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para o planejamento de uma parceria técnico-científica já em andamento entre as universidades, que prevê o desenvolvimento e validação de um aplicativo específico para analisar os parâmetros de desempenho físico de atletas de judô com deficiência visual.
Na Udesc Cefid a parceria se dá com os laboratórios de Análises Multissetorial ( Multilab ), de Instrumentação ( Labin ) e de Pesquisa Experimental ( Lapex ). A professora Jaqueline de Souza, coordenadora do Labin, e o pesquisador e técnico universitário Wladymir Külkamp, receberam em 30 de novembro o professor Rafael Lima Kons e a mestranda Raiane de Carvalho Silva, ambos da Ufba, e a doutoranda Marina Saldanha, da Ufsc. Na visita foi definido o planejamento e cronograma da parceria, que iniciou em 2022 e envolve a produção de artigos científicos e intercâmbio entre estudantes.
Sobre o projeto
O projeto intitulado “Desenvolvimento e validação do aplicativo JudoFIT para analisar parâmetros de desempenho físico-específico de atletas de judô com deficiência visual” foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e envolve seis instituições de ensino superior, com coordenação da Ufba: Udesc, Ufsc, Instituto Federal Catarinense (IF-Catarinense), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) eDeakin University(Austrália).
A partir do desenvolvimento do aplicativo, será possível analisar os parâmetros de desempenho físico específico de atletas de judô com deficiência visual, a partir de resultados diretos de testes sendo fornecidos a partir de sinais sonoros. Para isto, um software específico será desenvolvido para IOS e smartphone.
Para a validação do aplicativo, um estudo de opinião com 100 treinadores de judô e um estudo de campo serão realizados. O estudo de opinião será realizado com treinadores de judô que trabalham com pessoas com deficiência visual em todo o Brasil, na qual os mesmos responderão perguntas sobre a utilidade e aplicabilidade do aplicativo na avaliação do desempenho físico dos atletas.
Já o estudo de campo que testará a reprodutibilidade e a confiabilidade do aplicativo, considerando um total de 14 atletas de judô da seleção brasileira paralímpica, na qual os testes já validados em literatura –Special Judo Fitness Test(SJFT) eJudogi Grip Strenght Test(JGST) – serão realizados durante o treinamento da seleção em São Paulo.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010