Fotos: Eduardo Valente/GOVSC
Nesta segunda-feira, 27 de novembro, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) celebrou seu 44º aniversário em uma cerimônia marcada por honrarias, entregas simbólicas e reconhecimento. O evento teve a presença do governador Jorginho Mello, que compartilhou o palco com a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, e outras autoridades locais. Além da apresentação da Banda da Polícia Militar de Santa Catarina, que foi responsável pela execução do hino nacional brasileiro e de momentos marcantes durante a programação.
Um vídeo destacou a trajetória da Cidasc ao longo dos anos, ressaltando seu papel vital na promoção da sanidade animal, vegetal e inspeção de produtos agropecuários. Durante a comemoração, foram entregues 15 novos veículos, 20 drones e 180 tablets, totalizando um investimento significativo para fortalecer o serviço de defesa sanitária em Santa Catarina.
O Governador Jorginho Mello destacou em sua fala que “durante a constatação do foco de Influenza Aviária a Cidasc fez o que devia ser feito, isolou o caso. Cumprimento vocês pela existência desta empresa, pela dedicação que vocês, profissionais da Cidasc, têm. Continuem assim, um timaço, que joga junto. O que dói em um, dói no outro. É assim que tem que ser. Nesta empresa todo mundo é responsável pelo que acontece nela. Uma empresa, exemplo no Estado de Santa Catarina, porque está com quem produz e com quem trabalha. Tanto que o produtor tem orgulho de receber um profissional da Cidasc, como se fosse da família. Essa equipe da Cidasc nos dá muito orgulho. Todas as condições que podemos dar a esta empresa ainda são poucas perto do que vocês merecem”, frisou o governador.
A presidente, Celles Regina de Matos, agradeceu o apoio que o Governo do Estado tem fornecido à Companhia neste momento de emergência zoossanitária devido à Influenza Aviária. “Nossos líderes compreenderam os riscos envolvidos e vieram conosco nesta defesa do Estado”, disse a presidente. Manter esta doença longe dos aviários comerciais é essencial para a avicultura catarinense continuar exportando.
Celles Regina de Matos, presidente da Cidasc, enfatizou a importância das entregas realizadas e expressou sua gratidão a todos os colaboradores e parceiros que contribuíram para os 44 anos de sucesso da instituição.
“Celebramos hoje os 44 anos de uma empresa pública reconhecida pelo seu trabalho e por seus profissionais competentes, engajados, que trabalham com afinco, que fazem a diferença quando falamos em defesa agropecuária, forte e de excelência. Mais uma oportunidade para reafirmar nosso compromisso contínuo com a promoção da saúde única. A Cidasc de portas abertas é um convite à comunidade para conhecer nosso trabalho, celebrar nossas conquistas e participar ativamente do sucesso desta jovem empresa. Quero expressar minha profunda gratidão à equipe da Cidasc, que trabalha incansavelmente para assegurar a sanidade agropecuária em nosso estado. Juntos, continuaremos a trilhar o caminho do sucesso e excelência na defesa agropecuária”, destacou a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos no seu discurso.
O secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, proferiu discurso enaltecendo a relevância da Cidasc para o desenvolvimento agropecuário do Estado. Também citou diversas ações necessárias para que o produtor rural possa continuar produzindo e para que a agropecuária seja atrativa às novas gerações. “Temos o desafio de manter os sucessores no campo. Pelo levantamento que temos, muitas propriedades rurais não têm sucessores”, afirmou o secretário.
O evento também foi marcado por uma homenagem especial ao empregado Amauri Jesus, um profissional dedicado que contribui para a Cidasc há 44 anos. O Governador, a presidente da Cidasc e o secretário de Estado da Agricultura entregaram uma placa em reconhecimento à sua longa e valiosa contribuição.
A celebração culminou com um corte simbólico de bolo, um convite para que todos os presentes deixassem suas assinaturas em um backdrop com mensagens de carinho, desejos e lembranças, que será mais que uma peça decorativa, ficará eternizado na memória dos servidores da empresa e exposto em um local de destaque.
Equipamentos qualificarão trabalho de defesa agropecuária:
Os veículos entregues durante a cerimônia foram 10 caminhonetes 4×4 L200 da Mitsubishi e 5 caminhonetes Strada da Fiat, adquiridos com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, destinados às ações de prevenção e enfrentamento à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Esses veículos reforçarão os Departamentos Regionais e contribuirão para as ações de proteção sanitária do plantel comercial de Santa Catarina.
Com destaque para as inovações, foram entregues 20 drones que proporcionarão uma visão aérea abrangente e eficiente em todas as áreas de atuação. A tecnologia é uma ferramenta valiosa nas mãos dos profissionais, permitindo um monitoramento mais assertivo, com imagens em alta resolução e alcançando distâncias que são difíceis de monitorar em função do relevo catarinense.
Foram entregues ainda 180 tablets, da marca Samsung, no valor total de R$ 429.627,60, também adquiridos com recursos do Governo do Estado, para o trabalho das equipes técnicas. Esses dispositivos desempenharão um papel fundamental, permitindo que os profissionais realizem suas atividades de maneira mais eficiente, com acesso facilitado a informações cruciais no campo.
Sobre o evento:
Durante todo o dia, das 08h até as 17h, houve exposição e comercialização de produtos de origem animal de empresas inspecionadas pela Cidasc. Colaboradores da companhia, comunidade e personalidades políticas presentes prestigiaram os expositores e puderam conversar com os produtores. Houve degustação de produtos lácteos, mel e produtos cárneos, muitos deles oriundos de empreendimentos familiares.
Todas as empresas convidadas para o evento possuem o Selo ARTE ou aderiram ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). A produção de origem vegetal foi representada pela Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC), que apresentou produtos vegetais com rastreabilidade, que permite identificar a origem de um produto e todo o seu trajeto até seu destino.
Além disso, houve um espaço dedicado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc) e tendas com ações de educação sanitária da Cidasc, abordando programas de defesa agropecuária. Os participantes receberam orientações sobre diversos temas, como Inspeção de Produtos de Origem Animal, Raiva, Selo de Conformidade Cidasc (SCC), Brucelose e Tuberculose, Febre Aftosa, Identificação Individual de Bovinos e Bubalinos, Programa Conecta Cidasc, Influenza Aviária, Programa Estadual de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos, entre outros.
O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc) e Sindicato das Indústrias de Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne).
Empresas participantes:
Selo ARTE:
– Queijo Artesanal Vô Ipa (Major Gercino);
– Queijos Balbinot (Guaraciaba);
– Queijaria Sítio Santo Antônio – Queijo Artesanal Serrano (QAS) (Bom Retiro);
– Keylex Alimentos (Lages);
– Charcutaria da Quinta (Campos Novos).
Selo SIE e Sisbi:
– Laticínios Castelense (Monte Castelo);
– Queijaria Guinther (Braço do Norte);
– Calemba (Santo Amaro da Imperatriz);
– Laticínios Holandês (Biguaçu).
Vegetais:
– Ceasa.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500
Mín. 20° Máx. 27°