O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, acompanhou nessa segunda-feira, 16, a visita técnica de operadores internacionais ao Tocantins. Em passagem por Palmas, os membros do Famtour, além de conhecer os atrativos da Capital, também irá conhecer, até o dia 24, o Parque Nacional do Jalapão e Chapada das Mesas, no Estado do Maranhão.
O projeto é uma realização da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e tem sido determinante para algumas soluções, como na diversificação de frequências e rotas de voos internacionais, ligando o Brasil a destinos com grande potencial para o incremento do fluxo de turistas estrangeiros para o país.
Na segunda-feira,16, os operadores convidados fizeram umtourpela Capital, acompanhados do secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho; pela superintendente do Turismo da Setur, Fernanda Tainã; além do gerente de Promoção Turística, Geovane Moura. O passeio começou pelo Palácio Araguaia e seguiu para a Ponte da Amizade e Integração Fernando Henrique Cardoso, no lago de Palmas, para contemplação do famoso pôr do sol da Capital. Nesta terça-feira, 17, a caravana segue para o Parque Nacional do Jalapão.
O Jalapão é um dos destinos mais visitados do Estado e atrai turistas de todas as regiões do mundo. O Parque Nacional do Jalapão é conhecido por suas dunas douradas, cachoeiras refrescantes, rios de águas cristalinas, com rica diversidade de fauna e flora.
A expectativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) é que a visita dos agentes e operadores ao Tocantins, com as vivências nos atrativos, resulte em mais visitações de turistas internacionais ao Estado, e fomente ainda mais o turismo tocantinense mundo a fora.
“Essa já é uma prévia da futura rota ecoturística, que ainda terá a Chapada dos Veadeiros-Goiás, em sua formação. A estruturação dos nossos destinos e a qualificação do trade tem sido prioridade do governo Wanderlei Barbosa e ações promocionais, como essa, são muito importantes para que possamos, num futuro próximo, estarmos recebendo turistas desses dois países europeus”, afirmou o secretário da Setur, Hercy Filho.
Para Vânia Xavier, da Xperience B Travel, de Lisboa, Portugal, vivenciar e conhecer de perto os atrativos, ter contato e interação com as pessoas, viver a experiência é muito mais importante do que ver os serviços somente pelas redes sociais “Eu considero esse convite muito bem-vindo, já gosto do Brasil como um destino para recomendar aos meus clientes. O Brasil é enorme e eu não tinha noção nenhuma do que é o interior do Brasil e, por isso, eu aceitei o convite. Não tinha noção do quanto Palmas é grande e o quanto o Tocantins tem muito potencial para trazer mais pessoas”, afirmou a empresária.
Famtour
O Famtour (viagem de familiarização), tem como objetivos estimular a ampliação e diversificação da oferta das experiências da região no portfólio das operadoras e agências de viagens participantes; proporcionar uma vivência que amplie o conhecimento do convidado sobre o Brasil; aproximar os convidados das redes de parceiros locais; gerações de oportunidades para o aprimoramento e a ampliação das vendas para o Brasil pelos convidados, dentre outros.
Mín. 20° Máx. 27°