Em resposta às convocações do Secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, através de reuniões extraordinárias realizadas pelo Comitê de Crise do Agro/SC, representantes da SAR, EPAGRI e CEPA; CIDASC; CEASA/SC; OCESC; FAESC; FETAESC; ICASA; SINDICARNE, SAQ, IMA/SC, Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA/SC, Coordenadoria do Mistério do Desenvolvimento Agrário e Familiar/SC – MDA, em união de esforços, apresentaram relatórios prévios sobre os prejuízos causados no setor agropecuário de Santa Catarina por conta das chuvas dos últimos dias.
Ressalta-se que o levantamento de dados e o monitoramento da atual situação de todos os municípios do Estado estão concentrados na atuação efetiva da EPAGRI e CIDASC, através do Sistema de Monitoramento de Perdas. E a partir destas informações estão realizando o mapeamento de quais regiões, municípios, comunidades, atividades, propriedades, animais, lavouras, equipamentos e demais produções foram afetadas.
Destaca-se que a partir da formalização oficial destas informações será possível identificar quais as principais ações, mensurar os prejuízos causados e as providências cabíveis de acordo com as demandas reais de cada município. E, por fim, sugerir as providências a serem executadas para a viabilização de recursos para o replantio, aquisição de máquinas, reestruturação das estradas e propriedades, seja através dos Programas e Projetos da Secretaria de Estado da Agricultura ou das Empresas vinculadas, somado as ações que já estão sendo realizadas por todos os Órgãos, Instituições, Sindicatos, Cooperativas e Entidades envolvidas, cada qual no âmbito que lhes compete.
“Estamos fazendo todo esse levantamento numa união de esforços entre as instituições. Nosso objetivo é criar ações que possam auxiliar as famílias do campo que tiveram prejuízos por consequência da chuva. Foi um pedido do governador Jorginho Mello para que possamos dar uma resposta rápida aos nossos produtores rurais”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto.
Mín. 20° Máx. 27°