Fotos: Arquivo
Desde 1980, o dia 12 de outubro foi instituído como feriado nacional em que se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Para celebrar esse momento tão importante, principalmente para os cristãos, Santa Catarina convida os moradores e os visitantes a conhecerem alguns pontos de turismo religioso do estado.
Nesta quinta-feira, diversas cidades do estado realizam eventos em homenagem à santa Padroeira do Brasil. Em Campos Novos, no Meio Oeste, ocorre uma das maiores e mais tradicionais procissões, atraindo milhares de devotos, de diferentes regiões do estado ao Santuário do município.
Um dos principais destinos do turismo religiosos do Brasil é Nova Trento, uma pequena cidade catarinense que abriga o Santuário de Madre Paulina, inaugurado em 2006, em homenagem à primeira santa brasileira. Também, há o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, que teve sua construção iniciada em 1899 e todo o material utilizado foi carregado nas costas pelo povo de Nova Trento. Além da religião, os locais ainda permitem a realização do ecoturismo, com muitas belezas naturais.
No Alto Vale do Itajaí, na cidade de Ituporanga, está hospedado o Complexo Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor. Com a maior estátua do mundo da santa e a única cruz panorâmica do Brasil, o complexo faz parte do maior parque religioso de Santa Catarina.
Outro ponto religioso catarinense é o Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. Construída em 2017, a igreja é a segunda maior do estado e um grande destino para devotos.
Chiesetta Alpina — Monumento à fé do imigrante —, em Jaraguá do Sul, é um destino muito frequentado em Santa Catarina. Além da representação religiosa, há uma vista belíssima. Inclusive, sua construção foi dedicada ao Papa João Paulo I, pela proximidade com familiares de imigrantes.
Mais um destaque do turismo religioso é a Igreja do Santíssimo Sacramento, em Itajaí. É o maior monumento artístico cultural da cidade e se destaca pela arquitetura neogótica e arcos romanos.
Além disso, o estado ainda possui diversos nomes que estão passando por processo de canonização, como é o caso da Beata Albertina Berckenbrok, que será a primeira santa de Santa Catarina. Em Imaruí, há um Santuário que carrega seu nome. Ainda há outros cinco processos de beatificação no estado, o do Padre Aluísio, natural de São Martinho, assim como o do Patrono Agricultor Familiar, o Frei Egídio Moscini. Em Joaçaba, o Frei Bruno está com o processo de santificação em aberto desde 2019. Por fim, o Padre Léo, em São João Batista, e, em Florianópolis, o Promotor de Justiça, Marcelo Henrique Câmara.
O turismo religioso representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina. Assim, para fortalecer as atrações de visitação e estratégias do segmento religioso, a Secretaria de Turismo de Santa Catarina (SETUR) vai realizar um Grupo de Trabalho (GT) para receber representantes de entidades, organizações ou projetos para catalogar potenciais locais do turismo religioso no estado. O evento acontece na Sede da Setur, em Florianópolis, no dia 19 de outubro, às 14 horas.