A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia – Paraná Faz Ciência 2023 recebe, até dia 15 de setembro, inscrições para pesquisadores, professores e demais interessados apresentarem propostas e projetos no encontro. O evento estadual, que ocorre de 6 a 10 de novembro, no Campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), integra a 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2023).
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Fundação Araucária (FA) e UEL, que sediará o evento. O edital completo pode ser acessado aqui .
As propostas selecionadas serão conhecidas no próximo dia 30. A Semana deverá mostrar projetos, programas e demais atividades acadêmicas, considerando potencial de interação com o público, qualidade, originalidade e importância científica. A mostra será organizada em seis partes, denominadas Eixos, que destacarão temas como ensino superior do futuro, mostra interativa de ciência, tecnologia e inovação, visitas técnicas, oficinas, cultura e arte e eventos acadêmicos.
Segundo o diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) da UEL, Eduardo José de Almeida Araújo, é uma forma de mostrar o quão sério a universidade leva a responsabilidade social. “A formação de cidadãos inclui a educação científica, algo que faz parte da responsabilidade social das universidades, sobretudo daquelas que criam um grande volume de conhecimento e tecnologia, como é o caso da UEL. Por isso, é uma honra, para nós, sediarmos esse evento”, avalia.
As inscrições devem ser feitas respeitando a temática relativa a cada Eixo. Os eixos 1 e 6 não receberão propostas, pois terão sua programação definida pela comissão organizadora.
Confira informações relativas a cada um deles:
Eixo 1 – Ensino Superior do Futuro
A programação será definida pela comissão organizadora.
Eixo 2 – Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação/Mostra Interativa de Projetos
Espaço destinado à exposição de projetos de universidades interessadas em mostrar atividades atrativas e sobre ciência, tecnologia e inovação. As ações e projetos desenvolvidos pela Universidade Estadual de Londrina serão expostas em todo o Campus Universitário.
Serão aceitas também inscrições destartups, que devem se inscrever como instituição de Ciência e Tecnologia e indicar a natureza. Serão selecionadas pelo menos 10 startups de acordo com a adesão ao tema do evento para apresentar-se em ambiente coletivo. Será disponibilizado um balcão para exposição de cadastartup, durante um período do evento.
Também serão aceitas propostas de apresentação de projetos vinculados aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), da Fundação Araucária. As propostas deverão ser submetidas por meio do preenchimento do formulário eletrônico, disponível aqui .
Eixo 3 – Visitas Técnicas
Destinado a espaços da UEL que possam ser visitados pelo público-alvo, com acompanhamento de integrantes dos espaços/projetos, possibilitando a compreensão das atividades desenvolvidas no local. Órgãos e projetos da UEL devem submeter proposta por formulário eletrônico,disponível aqui .
Eixo 4 – Oficinas
Espaço direcionado à oferta de atividades práticas de curta duração relacionadas a ciência, tecnologia, inovação, educação, artes e cultura. A duração deverá ser de uma hora a quatro horas, em formato presencial ou remoto. As atividades podem ter a participação do público mediante inscrições prévias. A proposta de oferta de oficinas deverá ser submetida por meio do preenchimento de formulário eletrônico .
Eixo 5 – Cultura e Arte
Essa área será restrita à apresentação de atividades artísticas e culturais de curta duração, que possam ter a participação do público sem a necessidade de inscrições prévias. A proposta é aberta à UEL e a todos os parceiros institucionais e deverá ser submetida por meio do preenchimento do formulário eletrônico, disponível aqui .
Na proposta, deverá ser apresentada a descrição da atividade, público-alvo, dia, horário, local e número mínimo e máximo de participantes, além da infraestrutura necessária para realização.
Eixo 6 – Eventos Acadêmicos
A programação será definida pela comissão organizadora.