Com um movimento econômico de cerca de R$ 75 milhões por ano, a pecuária de corte tem grande importância para o município catarinense de Curitibanos. Para fortalecer ainda mais essa atividade, a Epagri está realizando, em parceria com outras instituições, o Ciclo de Palestras em Pecuária de Corte , dividido em três etapas. A segunda etapa foi realizada no início de agosto e reuniu cerca de 80 pessoas no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro. A próxima etapa está marcada para o dia 31 e tem as inscrições abertas.
No segundo encontro do ciclo, foram realizadas duas palestras: “Melhoramento Genético e inseminação artificial em tempo fixo (IATF)”, com o médico-veterinário e professor da UFSC Vitor Braga Rissi, e “Controle de doenças: brucelose, tuberculose, raiva e aftosa”, com o médico-veterinário Ruan Bruno Rodrigues, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc) .
“Esse evento foi motivado pela grande importância da pecuária de corte no município. Curitibanos possui um rebanho de aproximadamente 40 mil cabeças de gado de corte e praticamente a metade das propriedades rurais do município possui essa atividade como geradora de renda”, explica Juliana Golin Krammes, extensionista da Epagri.
Próximo encontro
Na terceira e última etapa do Ciclo de Palestras, marcada para 31 de agosto, os participantes aprenderão sobre “Doenças reprodutivas” com o palestrante Maicon Gaissler Lorena Pinto, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Lages, e sobre “Plantas tóxicas”, com Aldo Gava, professor da Udesc. A programação inicia às 18h30 no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro. Para participar, entrar em contato com o escritório da Epagri em Curitibanos: emcuritibanos@epagri.sc.gov.br ou (49) 3412 3076.
“Os assuntos são de grande interesse para o setor e focados em abranger todas as etapas da produção, desde produção de pastagens, melhoramento genético, até manejo para controle de doenças e parasitas”, destaca a extensionista Juliana.
O Ciclo de Palestras em Pecuária de Corte é resultado de uma parceria entre prefeitura de Curitibanos, Epagri, Associação Agropecuária e Sindicato Rural de Curitibanos e UFSC – Campus Curitibanos. O evento tem apoio financeiro da Caixa Econômica Federal, Cresol Centro Serra, Sicredi Altos da Serra, Sicoob, Copercampos, Copery, Farmateg Farmácia e Suprimentos Veterinários e Consult Contabilidade.
Informações e entrevistas: Juliana Golin Krammes, extensionista rural da Epagri em Curitibanos – emcuritibanos@epagri.sc.gov.br / (49) 3412 3076.
Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, jornalista – (48) 3665-5407 / 99167-3902
Mín. 20° Máx. 27°