“O governo que respeita todas as mulheres”. Com este lema, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quarta-feira (08.03), Dia Internacional da Mulher, um pacote de ações para garantir segurança e ampliar direitos do público feminino no Brasil. Entre as medidas, o projeto Experiências do Brasil Original, do Ministério do Turismo, que deve beneficiar mulheres agricultoras e empreendedoras do meio rural e de comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas ligadas a atividades turísticas.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, participou da solenidade, em Brasília (DF), ao lado da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e de representantes de outros 19 ministérios e do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do BNDES, além de movimentos sociais. “Finalmente o Brasil voltou. Voltou para combater a discriminação, o assédio, estupros, feminicídio e todas as formas de violência contra as mulheres”, ressaltou o presidente Lula, afirmando que é preciso ir mais além.
Na ocasião, o presidente da República assinou uma série de atos, como o decreto que institui o Programa “Mulher, Viver sem Violência” e os projetos de lei que criam o Dia Nacional Marielle Franco, de enfrentamento à violência política de gênero e raça, e o que institui a igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens que exerçam a mesma função.
As medidas anunciadas nesta quarta-feira incluem, ainda, a concessão de licença maternidade no Bolsa Atleta, a distribuição gratuita de absorventes, a retomada de obras de 1.189 creches, a distribuição de 270 novas viaturas para patrulhas da Lei Maria da Penha, políticas de incentivo a mulheres na ciência e a ratificação de convenções internacionais, entre outras.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, apontou que as ações foram desenvolvidas em conjunto. “O que vocês veem aqui hoje é um enorme esforço coletivo para que políticas robustas sejam implementadas no sentido de enfrentar a violência contra as mulheres, promover a igualdade de gênero, autonomia econômica das mulheres, saúde integral e a sua permanência com os direitos garantidos em todos os espaços”, disse.
Ao prestigiar a cerimônia, a ministra Daniela Carneiro destacou o compromisso do governo federal com as mulheres. "Hoje é um dia muito especial para todas nós, mulheres. Por isso, aproveitamos a data para anunciar o projeto Experiências do Brasil Original, que beneficiará, principalmente, mulheres do campo, da agricultura familiar e de comunidades tradicionais que exercem atividades turísticas - que já são maioria -, buscando fortalecer ainda mais o empreendedorismo feminino no turismo", comentou a ministra do Turismo.
BRASIL ORIGINAL- O projeto Experiências do Brasil Original foi desenvolvido para apoiar a estruturação de roteiros turísticos em comunidades tradicionais do país, valorizando e dando visibilidade a indígenas e quilombolas. “A ideia é que, por meio do turismo, possamos oferecer oportunidade de crescimento sustentável e alternativa de renda nestas zonas rurais, atraindo turistas e gerando empregos para as comunidades da agricultura familiar que são lideradas, principalmente, por mulheres”, explicou a ministra Daniela Carneiro.
A estruturação de roteiros turísticos nestes locais deve contar com o apoio dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial, além de instituições como a Universidade Federal Fluminenses (UFF) e a Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ). A expectativa é de que, ainda neste mês, os roteiros possam ser selecionados e o lançamento oficial do projeto ocorra no estado de Sergipe.