Julho, o mês tão esperado pelas famílias e turistas, trouxe não só o frio do inverno, mas também uma onda de movimentação no setor hoteleiro. Com as férias escolares e a chegada do período de recesso para muitos trabalhadores, algumas cidades turísticas do país têm observado grande movimentação na ocupação em seus hotéis e resorts. Como é o caso de São Luís (MA). A capital maranhense registrou 85% de ocupação hoteleira e prevê um número total de 305 mil turistas durante o mês de julho.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, expressou otimismo em relação à ocupação hoteleira no país durante todo o ano. “Os brasileiros estão retomando a vontade de viajar e vendo o Brasil como um dos melhores destinos turísticos do mundo. Com a alta da demanda, o setor hoteleiro estará cada vez mais comprometido em oferecer experiências memoráveis para todos os visitantes, ajudando o crescimento do nosso setor e movimentando a economia local”, disse.
No Pará, associações locais estimam a ocupação de 70%/80% da capacidade hoteleira nos principais destinos, como Salinas (PA), Marajó (PA), Mosqueiro (PA) e Bragança (PA). Nos destinos de praia do estado, a lotação chega a 100% aos finais de semana. Quem também pode registrar ocupação máxima é Juiz de Fora, em Minas Gerais. A cidade mineira é conhecida por sua arquitetura histórica, cultura vibrante e paisagens naturais exuberantes.
No Centro-Oeste, a cidade de Caldas Novas (GO), conhecida por suas águas termais, deve registrar capacidade máxima também. O mês deve totalizar com a passagem de 600 mil pessoas no destino. Também em Goiás, Pirenópolis deve contabilizar 80% da sua ocupação hoteleira. Em Olímpia (SP), 450 mil turistas foram à cidade e ocuparam 80,7% dos hotéis do destino. No Rio de Janeiro (RJ), a taxa foi de 70% e em Foz do Iguaçu (PR), a média de ocupação deve fechar em 68%.
Na região Nordeste, o Ceará deve fechar o mês com 305 mil turista e ocupação hoteleira em torno dos 80%. Salvador (BA), Aracaju (SE) e o estado de Alagoas, devem ter ocupação em torno de 60%.
SETOR AÉREO EM ALTA- Para o mês de julho, a estimativa é que o setor aéreo deverá ofertar mais de 4,2 mil voos extras pelo país durante o período das férias escolares, o que representa 15% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado.
A região que mais deve receber voos no período é o Nordeste, conhecido por sua extensa costa litorânea e destinos paradisíacos. Segundo divulgação recente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), os destinos nacionais mais procurados, quando a escolha é viajar e vivenciar roteiros pelo Brasil, são: Maceió, Gramado, Natal e as praias e resorts do Nordeste.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Mín. 20° Máx. 26°