Foto: Prefeitura de Curitibanos
Em uma noite memorável, o município de Curitibanos, no Meio Oeste, volta a sediar, trinta e cinco anos depois, a 35ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. A cerimônia de abertura aconteceu na noite desta sexta, 21, no ginásio de esportes Onofre Santo Agostini.
A história dos Joguinhos Abertos teve início em 24 de novembro de 1988. Curitibanos foi a sede da primeira edição, por iniciativa do saudoso curitibanense, Felipe Abrahão Neto, que contribuiu e muito para o desenvolvimento do esporte catarinense. Na época, atletas de 163 municípios participaram e Concórdia sagrou-se como primeiro campeão geral da história da competição.
A cerimônia de abertura da 35ª edição foi marcada por muita alegria. Este ano, a estimativa é reunir mais de 4500 participantes, contando atletas, treinadores, dirigentes e staffs, de 77 municípios do estado, disputando 24 modalidades distintas. Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com o município de Curitibanos, a 35ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina acontece entre os dias 19 e 29 de julho.
A solenidade contou com as presenças do presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão do Vôlei, campeão olímpico pelo Brasil em Barcelona 1992; o Secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, no ato representando o governador Jorginho Mello; o deputado estadual Nilso Berlanda, representando a Assembleia Legislativa; o Prefeito Municipal de Curitibanos, Kleberson Lima; o Gerente de Esporte de Rendimento da Fesporte, Darcio de Saulles; o coordenador-geral dos Joguinhos, Marangoni; o Diretor de Esporte e Lazer municipal, Aron Mazzaro; e demais autoridades.
Aristides Cimadon, em seu discurso, parabenizou a Fesporte e prefeitura municipal de Curitibanos pela realização do evento. “Quero trazer aqui a saudação do nosso governador Jorginho Melo, que tem em seu governo um grande pilar que é a educação. E dentro desse pilar, o esporte tem um espaço muito especial. Nós sabemos que o esporte é um grande instrumento da educação, sobretudo por ensinar uma das virtudes fundamentais para o sucesso das pessoas que é a disciplina”.
Paulão enfatizou a importância dos Joguinhos Abertos para os jovens pois nessa fase da vida há muitos sonhos e descobertas. Demonstrando bastante entusiasmo em participar de seu primeiro Joguinhos à frente da Fesporte, afirmou que “os Joguinhos são super importantes. É uma alegria estar nesse meio, me encanta e muito fazer parte dessa história. Para os jovens é educacional, compartilhar as alegrias e vivenciar vitórias e derrotas, que fazem parte do esporte e ensinam muito”.
Para Kleberson Lima, prefeito municipal de Curitibanos, é motivo de satisfação receber um evento de grande porte como este. “É o segundo maior evento esportivo de Santa Catarina e dando as boas vindas a todos que estão aqui, quero expressar meu sentimento de gratidão à Fesporte e ao Governo do Estado por nos confiarem essa missão. Curitibanos é uma cidade organizada e em desenvolvimento. Que todos possam sair daqui com uma ótima impressão de nosso município”, comenta o prefeito.
A tocha olímpica e o juramento do atleta
Um dos momentos especiais da noite foi a entrada da tocha olímpica, conduzida por Alzani Adriano Scur. Atleta de atletismo e handebol curitibanense. Alzani participou das quatro primeiras edições dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina: 1988, em Curitibanos; 1989, em Lages; 1990, em Tubarão; e em 1991, em Porto União.
O juramento do atleta aconteceu em seguida e foi conduzido pelo judoca do município anfitrião, Lucas David Lopes, que treina a modalidade desde seus seis anos de idade. Lucas conquistou títulos nos Jogos Escolares de Santa Catarina e faz parte do programa Atleta Cidadão, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer de Curitibanos.
Delamare de Oliveira Filho – (48) 99683 5416