Um dos principais meses da alta temporada do turismo brasileiro, janeiro registrou a movimentação de mais de 8,3 milhões de passageiros voando pelo país. O dado é do Relatório de Demanda e Oferta divulgado nesta quarta-feira (01.03) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, com a diversidade de atrativos naturais, culturais, históricos, o Brasil tem potencial para ampliar ainda mais este número. Desde que assumiu a Pasta, a ministra vem trabalhando para reduzir os preços das passagens aéreas e democratizar o acesso da população ao setor aéreo. “Estamos conversando com todos os atores do governo em prol de diminuir os custos da aviação civil e, consequentemente, reduzir o valor da passagem aérea. Mais pessoas viajando significa crescimento nas taxas de ocupação hoteleira, movimentação maior nos bares e restaurantes, nas lojas de artesanato, entre outras atividades econômicas envolvidas pelo Turismo. O Brasil está voltando!”, disse.
Estimativas da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) apontam um crescimento de 12,6% no número de novos voos para a temporada de verão. Ao todo, o país deve contar com 163,3 mil voos a mais para o período. Entre as regiões que mais devem recebe os voos estão o Sudeste, com 83,8 mil, o Nordeste, com 29,1 mil e o Centro-Oeste, com 22,6 mil.
DADOS DE 2022- O volume total de passageiros no ano passado atingiu 86,5% do total registrado no ano de 2019, período pré-pandemia, quando mais de 95 milhões voaram pelo país.
Alguns aeroportos, como foi o caso do Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o de Maceió (AL) e o de Recife (PE), o número superou os índices pré-pandemia, com destaque para o terminal carioca e o alagoano, que registraram alta de 11,8% e 8,13%, respectivamente, na movimentação do último ano.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo