O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) promoveu, por meio da equipe de Gerência de Cursos da instituição, uma série de cursos no interior do Estado, entre os meses de maio e junho. Segundo a gerente do Setor de Cursos do Detran-AM, Helaine Laborda, ao todo, seis municípios do Amazonas foram beneficiados nesse período.
Nas cidades de Autazes (a 113 quilômetros de distância da capital), Manacapuru (a 113 quilômetros de distância de Manaus), Parintins (a 369 quilômetros de distância da capital) e Humaitá (a 590 quilômetros de distância de Manaus) foram realizados cursos de especialização e atualização para agentes de trânsito, os quais contaram com a participação de 233 alunos.
Já em Manaquiri e Tefé (a 60 e 523 quilômetros distantes de Manaus, respectivamente), os cursos foram voltados para a formação e atualização de mototaxistas e motofretistas, contando com 68 presentes.
A gerente destaca, ainda, que os cursos têm também como finalidade promover orientações sobre as normas vigentes, incentivando o cumprimento das regras e a responsabilidade no trânsito, a fim de promover uma melhora da segurança viária nessas localidades.
No mês de julho, será a vez dos municípios de Itapiranga (distante 227 quilômetros da capital), Itacoatiara (a 176 quilômetros de distância da capital), Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de distância de Manaus), Silves (a 204 quilômetros de distância da capital), Urucará (a 261 quilômetros de distância da capital) e São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de distância de Manaus) receberem a equipe do Detran-AM.
Os cursos de monitor escolar, mecânica básica e direção defensiva serão alguns dos cursos ofertados pela instituição. Para mais informações, o usuário deve procurar o posto do Departamento de Trânsito da localidade ou acessar o site www.detran.am.gov.br , clicando na aba Institucional, e, em seguida, cursos.
Isenção de taxas
Vale ressaltar que, até janeiro de 2025, todas as taxas referentes aos cursos de especialização e atualização do Detran-AM estão suspensas. Os tributos, que variavam de R$ 213 a R$ 900, foram suspensos em decorrência da aprovação da Lei Complementar nº 240/22, vigente desde 1º de janeiro deste ano.
A isenção das taxas, que faz parte do programa “Detran Cidadão”, inclui os cursos para mototaxista, motofretista, condutor de transporte escolar, transporte coletivo de passageiros, transporte de veículos de emergência, examinador de trânsito e instrutor de Centro de Formação de Condutores (CFC).