Turismo Turismo
Governo de Minas detalha plano de parceria com Curaçao
O objetivo da iniciativa é realizar uma parceria mútua, capaz de internacionalizar os destinos turísticos para os públicos de ambos os países
04/07/2023 08h20
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Minas Gerais

O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) , detalha o plano de ações que visam à promoção de Minas Gerais e de Curaçao de forma bilateral. O projeto foi apresentado às autoridades do governo da ilha caribenha na última quinta-feira (29/6). O objetivo dessa iniciativa é realizar uma parceria mútua, capaz de internacionalizar os destinos turísticos para os públicos de ambos os países.

De acordo com o planejamento, as ações devem começar no segundo semestre, e abrangem segmentos como a gastronomia, a coquetelaria, o marketing turístico e a cultura. Os trabalhos serão realizados a partir da parceria entre Secult, Curaçao Tourist Board, Sebrae, Azul Linhas Aéreas, Horeca e Curaçao Hospitality & Tourism Association (Chata).

O Ministro do Desenvolvimento Econômico de Curaçao, Ruisandro Cjintjie, durante a reunião realizada na capital Willemstad, recebeu com entusiasmo as propostas a serem desenvolvidas a curto e médio prazos. “O Brasil é um país continental, e o voo direto conectando Minas com Curaçao é uma porta para que mais destinos conheçam a potencialidade turística mineira e que nossa ilha seja um hub para os viajantes que pensam em ir para outros destinos e continentes. Estamos muito abertos a receber investimentos de empresas que olhem para Curaçao, mas mirem a região caribenha como um todo, pois somos 3 milhões de habitantes", afirmou o Ministro do Desenvolvimento Econômico.

Cjintjie, inclusive, esteve em Belo Horizonte na semana anterior à reunião e encontrou com autoridades do governo mineiro para abrir cenários de oportunidades bilaterais em diversos segmentos, especialmente o turismo e a cultura.

Uma das propostas é a participação em evento de uma equipe de Curaçao composta por bartenders reconhecidos internacionalmente e por grupo de imprensa local para registrar e conhecer diversos pontos de Minas, a fim de incentivar a visita de turistas oriundos da ilha.

Também foram acordadas uma viagem de trabalho a Curaçao com profissionais da imprensa mineiros; realização em Curaçao de um festival de cozinha mineira, café e cachaça; uma exposição sobre os patrimônios históricos da humanidade de Minas em Willemstad e outra similar curaçauense no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Além disso, contatos nas áreas de patrimônio, cultura, turismo e artes serão estabelecidos para impulsionar as relações entre Curaçao e Minas Gerais.