Na tarde desta terça-feira (27), foi realizada a principal instrução do I Curso de Enfrentamento e Prevenção ao Atirador Ativo (CEPAAT), com a presença do Comandante-Geral, coronel Douglas Caus.
A visita do Comandante-Geral às instalações da instrução prática se deu em virtude da segunda etapa do curso, que consistiu em uma simulação de atendimento à ocorrência na escola com atirador ativo, realizada em uma escola desativada no bairro Santo Antônio, em Vitória.
A instrução teve como objetivo simular o enfrentamento em casos de ataque a ambientes escolares, com o intuito de condicionar o aluno do curso a responder com eficiência casos de ocorrências com Atirador Ativo (AT) em escolas, e realizar todos os procedimentos e técnicas apresentados durante o curso.
Os instrutores da disciplina foram: major Eliandro Claudino De Jesus, capitão Igor Rezende Ribeiro, sargento Renan Falquetto Mesquita, cabo Victor Raphael dos Santos Costa, cabo Sarah Amorim Anceschi e o Policial Federal e Paramédico de Guerra - US ARMY EUA, Marcelo Bini.
Ao supervisionar a instrução o coronel Douglas Caus destacou: “A Polícia Militar do Espírito Santo torna-se vanguardista na difusão de doutrina de policiamento escolar em ocorrências de alta complexidade sendo a primeira a difundir este conhecimento.”
O comandante da Companhia Independente de Polícia Escolar (CIPE), major Eliandro, acrescentou: " Com muita satisfação estamos quase concluindo o I Curso de Enfrentamento e Prevenção ao Atirador Ativo. E hoje concluímos a instrução com uma simulação prática de um atendimento de ocorrência, onde colocamos nossos policiais e agentes de segurança em um cenário mais próximo do real, a fim de capacitá-los e se houver necessidade atuar de forma preparada”.
O curso findará próximo dia (30), quando formarão 33 agentes de segurança que estarão aptos a atuarem no ambiente escolar e qualificados a desenvolver um atendimento de excelência, eficaz e imediato, a fim de resguardar o maior número de vidas. No que concerne à atuação preventiva, sendo referência e propiciando a sensação e segurança, ou no que tange a atuação repressiva de modo a intervir no cenário da crise interrompendo a ação do agressor, até mesmo no socorro das vítimas.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br