A Epagri está lançando no mercado a 34ª variedade de arroz irrigado, desenvolvida para enfrentar as mudanças climáticas no Sul do Brasil: ela é tolerante a extremos de temperatura – frio ou calor – na fase reprodutiva. Trata-se da SCSBRS126 Dueto, que será lançada às 10h desta sexta-feira, 23, na Estação Experimental de Itajaí, juntamente com o evento de Avaliação Estadual de Safra de Arroz Irrigado de Santa Catarina.
Segundo o pesquisador Rubens Marschalek, foram 15 anos de trabalho interinstitucional e multidisciplinar para desenvolver essa variedade. “Preocupados com a segurança alimentar do país e diante das ameaçadoras mudanças climáticas e consequente aumento da frequência de temperaturas extremas, que normalmente causam prejuízos às lavouras e diminuem a produtividade, iniciamos os estudos na área de tolerância de arroz ao frio e ao calor. A resiliência da variedade Dueto aos extremos de temperatura fica evidente pelos menores índices de esterilidade de grãos quando comparada a outras variedades da Epagri”, frisa Rubens.
O pesquisador explica que a nova variedade apresenta ciclo longo (tardio), ótima produtividade, boa qualidade de grãos para arroz branco e é adequada ao processo de parboilização. “A Dueto requer entretanto atenção do produtor desde a implantação da lavoura, pois é necessário que se observem as recomendações específicas de densidade de semeadura e adubação para esta variedade, para que o risco de acamamento seja atenuado”, observa Rubens.
A nova variedade é recomendada para cultivo em sistema pré-germinado em todas as regiões produtoras de arroz irrigado de Santa Catarina, sendo indicada principalmente para regiões com altitude superior a 400m, sujeitas a massas de ar frio (frentes frias) que provocam quedas de temperatura durante o cultivo do arroz.
Origem do nome da variedade
A SCSBRS126 Dueto é fruto de parceria interinstitucional entre Epagri e Embrapa, com o apoio do Udesc de Lages. O nome Dueto é alusivo a esta parceria e à dupla aptidão da nova variedade, que é tolerante a baixas e altas temperaturas na fase reprodutiva. “A Epagri amplia assim seu leque de variedades de arroz oferecidas ao agricultor catarinense, para que nossa agricultura e nosso produtor mantenham sua competitividade, aumentando a estabilidade da produção”, ressalta Rubens.
O nome Dueto também visa reconhecer dois pesquisadores, cujas contribuições para a orizicultura brasileira foram relevantes, e aos quais o lançamento é dedicado: Orlando Peixoto de Morais (in memoriam), da Embrapa Arroz e Feijão, e Richard Elias Bacha, pesquisador emérito da Epagri.
Pesquisa interinstitucional
Os estudos para o desenvolvimento de uma nova variedade de arroz iniciaram em 2008 com o apoio do CNPq e a Fapesc, por meio de financiamento de dois projetos de pesquisa. Houve também colaboração da Finep, PAC-Embrapa, Udesc, Sindarroz-SC e Acapsa.
A variedade SCSBRS126 Dueto tem uma base genética distinta das demais variedades da Epagri, vindo do cruzamento (hibridação) feito pela Embrapa em 2008, envolvendo a variedade Irga 424e a linhagem da EmbrapaBRA040081(BRS Pampa). Ela permaneceu nos ensaios oficiais de “Valor de Cultivo e Uso” (VCU) catarinenses por cinco safras (2017/18-2020/21), apresentando bom desempenho agronômico e estabilidade. Além disso foi avaliada pela Embrapa durante duas safras (2020/21 e 2021/22) em experimentos VCUs do Rio Grande do Sul, onde também se destacou.
Aquisição de sementes
A SCSBRS126 Dueto está registrada e protegida no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A nova variedade também poderá ser conhecida pelo público durante a próxima safra, que inicia em setembro, nas unidades demonstrativas da Epagri e em dias de campo de parceiros. Sementes já estão disponíveis para a safra 2023/2024 através da Associação Catarinense de Produtores de Sementes de Arroz Irrigado ( ACAPSA ), com os produtores licenciados.
Mais informações e entrevistas:Rubens Marschalek, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, pelo telefone (47) 3398-3363
Mais informações para a imprensa: Isabela Schwengber, jornalista, pelos fones (48) 3665-5407 / 99167-3902
Mín. 20° Máx. 26°