A General Motors anunciou na quinta-feira que adotará a tecnologia da Tesla para carregar seus veículos elétricos, incluindo a venda de modelos que utilizam os plugues pioneiros da Tesla. Essa decisão, que ocorre duas semanas após a Ford fechar um acordo semelhante, provavelmente estabelecerá os plugues da Tesla como o padrão da indústria, pressionando outras empresas que estão correndo para construir redes semelhantes à medida que as vendas de veículos elétricos aumentam. Esses acordos permitirão que os proprietários de veículos da Ford e GM usem os carregadores Tesla, que são amplamente disponíveis e têm reputação de confiabilidade.
Elon Musk, CEO da Tesla, afirmou que o acordo será fundamental para impulsionar a adoção de veículos elétricos. No entanto, também levanta preocupações de que a Tesla, que já domina as vendas de veículos elétricos, possa se tornar líder no mercado de carregamento em rápido crescimento. Embora a GM tenha acesso a mais carregadores, a Tesla lucrará com a venda de energia para os proprietários de veículos fabricados por outras montadoras. A Tesla tem cobrado taxas mais altas desses proprietários em comparação com os proprietários de seus próprios veículos. Além disso, a Tesla precisa abrir sua rede para se qualificar para parte dos US$ 7,5 bilhões que o governo federal está investindo para acelerar a construção de estações de recarga.
Ao adotar o padrão de carregamento da Tesla, a Ford e a GM também correm o risco de ficarem dependentes de seu concorrente mais poderoso. Nenhuma das montadoras com sede em Michigan vende tantos carros elétricos quanto a Tesla e nenhuma possui uma rede de carregamento estabelecida. Esse acordo também traz riscos para a Tesla, já que a popularidade de seus veículos tem causado congestionamentos em suas estações de recarga em algumas cidades e rodovias. Os proprietários de Tesla podem ficar frustrados por terem que esperar na fila junto com os carros da Ford e GM para carregar seus veículos.
Elon Musk afirmou que a Tesla não usará seu controle sobre a maior rede de carregamento do país para prejudicar os concorrentes. No entanto, se o padrão da Tesla se tornar dominante, outras operadoras dependerão de um concorrente para obter as informações necessárias para fabricar e instalar suas próprias redes de carregamento. Jonathan Levy, diretor comercial da EVgo, expressou a esperança de que o padrão norte-americano seja publicado de forma acessível para fornecedores do setor, a fim de oferecer mais opções de carregamento para motoristas de veículos elétricos. A partir de 2024, os proprietários de veículos elétricos da Ford e GM poderão adquirir adaptadores para utilizar os carregadores rápidos da Tesla, e em 2025, ambas as empresas planejam lançar veículos projetados para usar a tecnologia da Tesla.
Mín. 20° Máx. 29°