A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) assinaram, nesta quarta-feira (07), um memorando que traz os principais acordos para a finalização da execução do projeto Pró-Semiárido. O documento também sinaliza a extensão de mais 12 meses das ações do projeto, com recursos exclusivos do Governo do Estado da Bahia.
Entre os dias 29 de maio e 07 de junho foi realizada a missão de conclusão do Pró-Semiárido e do perfil do Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Mata Atlântica da Bahia (Parceiros da Mata), novo projeto da CAR que vai atuar nos Territórios de Identidade Baixo Sul, Litoral Sul, Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas e terá parceria do Fida e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O coordenador do Pró-Semiárido, Cesar Maynart, conta que após duas semanas de missão, com a participação do Fida e o do BID, foram feitas todas as tratativas e acordos para o encerramento do Pró-Semiárido e para o início do projeto Parceiros da Mata. “Nesse momento, há uma determinação do Governo para que a gente consolide as atividades em andamento do Pró-semiárido. Propomos a extensão do prazo de um ano para que a gente garanta estrutura na qualidade de gestão, comercialização, e sustentabilidade das ações executadas”.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, explicou que a missão foi um momento de imersão para entender e compreender o Parceiros da Mata. “Hoje definimos nossas estratégias para que, ainda em 2023, possamos iniciar as ações efetivas desse projeto. Serão 6 anos de execução, onde temos uma capacidade de investimento que supera R$700 milhões para uma Bahia muito mais forte e uma agricultura familiar consolidada. É uma Bahia sem fome que queremos, então é uma Bahia que tem que produzir alimentos e é isso que também fará o Parceiros da Mata”.
O Oficial de Programas do Fida,HardiVieira,comemorou os 25 anos de parceria com o Estado da Bahia e anunciou novidades: “Vamos dar início ao Parceiros da Mata e aperfeiçoar a nossa colaboração com o Estado para o bioma da Mata Atlântica. O Fida também tem um projeto de compensação ambiental que será implantado em 10 municípios da região da Mata Atlântica e outras iniciativas, como a disseminação de práticas agroecológicas, que estão em andamento e que poderão dialogar com esse projeto. Mas não deixaremos de investir no semiárido. Planejamos um novo projeto de resiliência climática no semiárido. A parceria entre o FIDA e o Governo da Bahia promete ser duradoura”.
Fonte: Ascom/CAR
Mín. 20° Máx. 26°